quinta-feira, 23 de agosto de 2018

ARTE POSTAL - Laboratório criativo na E.M. Machado de Assis


Esta proposta insere a Educação na perspectiva da "Arte e resistência", valorizando a Arte como estratégia educativa e a escola como "território" de criatividade que merece fazer parte do mapa das artes de santa teresa.
        O uso de cartões postais deve proporcionar aos estudantes um percurso lúdico através de representações e memórias de territórios diversos, bem como estimular que representem e apresentem a própria escola de forma criativa.

A proposta consta de duas etapas:

1) Atividade prévia na perspectiva da arte-educação com estudantes e professores da escola, já acertada com a Direção, a partir da exploração de cartões postais  com técnicas de colagem e desenho, culminando com elaboração coletiva de um cartão postal da escola;

2) Os resultados desse laboratório criativo serão expostos em varais na calçada em frente à escola, durante o evento "Arte de portas abertas", a ser realizado nos dias 1º e 2 de setembro. Nas manhãs de sábado e domingo, estaremos conversando com o público passante sobre arte e educação.


FOTOS DA PRIMEIRA ATIVIDADE COM A TURMA 1401

       Todos trabalharam com postais de sua escolha, papel A4 e materiais diversos para colagem e desenho. A turma se envolveu de forma bem animada com a atividade e todos buscaram dar seu melhor! 

       










FOTOS DA SEGUNDA ATIVIDADE COM A TURMA 1401

Na segunda atividade com a turma 1401, foi proposta a realização de um trabalho coletivo: elaborar um cartão postal da escola a partir de uma foto da fachada principal da escola, com desenho e colagem.

Inicialmente, os alunos se reuniram por interesse em relação a: desenho; imagens de pessoas; imagens de coisas; e cores. Foram distribuídos materiais para cada grupo, respectivamente: lápis de cor, canetas hidrocor e bastões de cera; recortes com imagens de pessoas e outros materiais do gênero para recortar; recortes de objetos, coisas e animais, além de materiais para recorte; e papéis coloridos, assim como recortes e catálogos coloridos. 

Os subgrupos trabalharam a seleção e preparação dos materiais para em seguida fazerem a montagem do painel em papel quarenta quilos. O subgrupo dos desenhos acabou por montar um painel a parte, a partir de um desenho da escola e ao final recebeu colaborações dos demais subgrupos, que primeiramente se concentraram na montagem do painel proposto a partir da foto da escola. 


O processo e os resultados deste encontro podem ser vistos nas fotos a seguir:










PARABÉNS À TURMA 1401!!!

2 comentários: