segunda-feira, 29 de junho de 2015

Chá de Machado


Evento que acontece na escola todos os anos para homenagear nosso patrono pela data de seu aniversário.
Este ano, o Chá de Machado aconteceu nessa sexta-feira(26/06). Tivemos a tradicional participação dos alunos nas preparações de guloseimas para acompanhar o momento do chá, além de algumas outras ações para inspirar esse momento de forma prazerosa e educativa.
Leitura Dramatizada Itinerante sobre Machado de Assis:
Apresentações em cada sala de aula por alguns alunos da escola, com a orientação da professora Chay Torres.












Performances e caracterizações de personagens machadianos: Capitu, Carolina, Machado e ...






Retrospectivas lúdicas: xadrez, dama, música e ...


Exposição de trabalhos alusivos à época de Machado: trabalhos diversos confeccionados pelos alunos em sala de aula, com a orientação do seu professores.





 O momento de provar e aprovar cores e sabores...



Foi um dia especial, como resultado do ótimo trabalho da equipe de professores, merendeiros, secretaria, apoio, coordenação e direção da escola. Enfim, de todos os funcionários que trabalharam em prol de um dia harmonioso, cheio de vivências da época de Machado que geram frutos de conhecimentos para nossas crianças.










quinta-feira, 25 de junho de 2015

ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS 
A Escola Municipal Machado de Assis fica localizada no bairro de Santa Teresa, no município do Rio de Janeiro.
A escola atende crianças da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em horário parcial com dois turnos.

Patrono da Escola

Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da Cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.